Você não sabe como afinar o violão? Já lhe ocorreu de começar a tocar aquela música que todos adoram em uma roda de amigos e o violão estar COMPLETAMENTE DESAFINADO?!
Se ainda não, imagina se isso acontecesse um dia? Prefiro nem imaginar… Tocar um violão desafinado é péssimo!
E é justamente para isso que estou escrevendo esse artigo: para você não passar vergonha na frente dos amigos e nunca começar a tocar uma música sem antes afinar o seu violão.
Portanto, se você é iniciante, sabe tocar algumas músicas, mas ainda não sabe afinar o violão…
…Vou apresentar 5 maneiras super práticas e fáceis, que servem para qualquer pessoa que toque violão. A quinta é a mais fácil e a minha preferida!
E eu te PROMETO: se você ler o artigo com atenção e seguir o PASSO A PASSO, será capaz de afinar o seu instrumento de uma vez por todas.
Então vem comigo e aprenda como afinar o violão!
Antes de começar (IMPORTANTE)
Antes de aprender a maneira correta de como afinar um violão, você deve se familiarizar com outros conceitos, como as casas do braço do violão, a ordem das cordas e o nome das cordas do violão.
Esses três estão diretamente relacionados com a afinação de cada corda.
É importante saber que as cordas são ordenadas da mais fina para a mais grossa e devem ser afinadas em Mi (1ª), Si (2ª), Sol (3ª), Ré (4ª), Lá (5ª) e Mi (6ª).
Portanto, se você desconhece esses conceitos ou não se sente seguro para continuar, dê uma conferida nesse artigo, onde eu apresento as casas do braço do violão e a ordem correta de suas cordas.
Com relação ao nome das cordas, é só dar uma olhadinha rápida nesse outro artigo que eu também escrevi. Ele é bem didático e vai te tomar menos de 5 minutos.
Conceitos extras à parte, vamos seguir ao que interessa. Contando, claro, que você já sabe qual é a ordem e o nome das cordas do violão!
1) Como afinar o violão com diapasão
A maneira mais tradicional de se afinar um violão é realizada com o auxílio de um instrumento metálico, chamado Diapasão.
Porém, não quer dizer que seja a maneira mais fácil para iniciantes. E Você vai entender o motivo ja já…
Mas já adiantando, você também deverá saber como afinar o violão de ouvido. Portanto, siga acompanhando o artigo que eu vou te ensinar.
O diapasão é um instrumento simples que apresenta forma de forquilha, como pode ser observado na imagem abaixo. Ele foi inventado no século 18 pelo trompetista John Shore.
Normalmente reproduz a nota Lá, com frequência de 440 Hz. Mas também pode reproduzir outras notas, como acontece no diapasão de sopro, um outro modelo normalmente encontrado no mercado.
Apesar de um instrumento simples, o diapasão pode não ser a melhor alternativa para quem ainda não tem o “ouvido treinado”.
Para afinar com o diapasão, é preciso perceber a nota reproduzida por ele e o ajustar a tensão da corda do violão equivalente, com o objetivo de igualar a frequência da vibração de ambos.
Ou seja, você deve ser capaz de escutar o som reproduzido pelo diapasão e verificar se o som da corda que você está afinando está reproduzindo o mesmo som.
Caso contrário, deverá rotacionar as tarraxas com o intuito de tornar o som mais grave ou mais agudo.
Afinando de ouvido
Vamos lá… Suponha que a 5ª corda (Lá) do violão foi afinada corretamente com o auxílio do diapasão e que as outras devem ser ajustadas de acordo com ela.
Para isso, deve-se pressionar a 6ª corda (Mi) na 5ª casa do braço do violão e tocá-la ao mesmo tempo que a 5ª corda solta (Lá), como no exemplo abaixo.
Caso o som esteja diferente, a tensão da 6ª corda deve ser ajustada de acordo com a necessidade, apertando-a ou soltando-a.
Essa lógica deve ser aplicada para o restante das cordas, onde a corda pressionada na 5ª casa deve reproduzir o mesmo som da corda de baixo solta.
A única exceção é a 3ª corda (Sol), que deve ser pressionada na 4ª casa do braço do violão e reproduzir o mesmo som da 2ª corda (Si) solta.
Achou muito complicado?!
Se sim, não desanime porque até o final desse artigo eu vou facilitar as coisas e você será capaz de afinar o seu violão sozinho…
Tô falando SÉRIO!
2) Como afinar de ouvido com outro instrumento
A mesma lógica pode ser aplicada para afinar o violão de ouvido com outro instrumento. Porém, ao invés de utilizar o diapasão, um outro instrumento serviria como referência.
Se por acaso houver um teclado em sua casa, mesmo que seja velho ou até mesmo aqueles brinquedos de criança, você poderá utilizá-lo, por exemplo.
Mas claro, desde que ele esteja funcionando corretamente e você saiba qual nota está sendo reproduzida ao pressionar suas teclas.
A vantagem desse método é que pode-se reproduzir todas as notas equivalentes às 6 cordas do violão.
Dessa forma você poderá afinar corda por corda, sempre soltas e sem pressionar as casas do braço do violão.
Isso aumenta a precisão da afinação e evita que você cometa erros.
3) Utilizando um afinador digital
Os afinadores digitais são utilizados pela maioria dos músicos profissionais, pelo fato de ser o método mais prático e rápido de se afinar um violão.
Esse tipo de afinador reconhece o som reproduzido pelas cordas e apresenta um diagrama em uma tela, onde são exibidos a nota musical equivalente à corda tocada e se ela se encontra devidamente afinada.
Observe um diagrama genérico na imagem abaixo.
Para os violões acústicos e sem captação elétrica, que são aqueles que não podem ser ligados a amplificadores de som, o modelo mais utilizado é o afinador de Clip.
Sua utilização é muito simples, pois basta fixá-lo na mão (ou cabeça) do violão e tocar as cordas a serem afinadas.
Veja um exemplo abaixo.
Alguns modelos de violão apresentam um afinador embutido em sua lateral, onde apresentam um visor luminoso que pode ser ligado ao toque de um botão e é alimentado por bateria 9V.
Então, basta apertar um botão para ligá-lo e tocar as cordas a serem afinadas.
Por último, existem os pedais afinadores. Para utilizá-los é necessário que o violão seja elétrico ou tenha sido adaptado para tal, com a instalação de um captador elétrico.
A partir daí, basta plugar uma ponta de um cabo P10 na saída do violão e a outra ponta na entrada do pedal.
4) Utilizando um afinador online
A internet impactou drasticamente nossa vida desde que foi inventada. E não é diferente com relação à maneira de como afinar o violão.
Através da internet, somente utilizando o seu computador (ou notebook) e qualquer navegador (Google Chrome, por exemplo), você poderá afinar o violão online.
É importante que você tenha um microfone no seu computador ou notebook.
Pode ser qualquer um, daqueles super simples (e feios) para computadores desktop… E até mesmo os embutidos nos fones de ouvido do seu smarphone.
A maioria dos notebooks hoje em dia apresenta microfones embutidos. Normalmente são pequenos buraquinhos que ficam localizados próximo ao touchpad.
Bom, sabendo disso basta pesquisar por “afinador de violão online” no Google e escolher o que mais lhe agradar. Existem diversos afinadores online disponíveis.
Daí pra frente você já sabe, pois esse tipo de afinador online imita o mesmo mecanismo dos afinadores digitais que eu citei no tópico anterior.
5) Como afinar o violão pelo celular
Como já te disse no início do artigo, essa é a forma que eu mais gosto e mais utilizo, pois nem sempre disponho das ferramentas que eu comentei ao longo do artigo.
Portanto, é a forma mais prática pois meu celular está sempre no meu bolso…
E imagino que o seu também sempre esteja contigo! Hehehe
Pois então, se você ainda não pesquisou, saiba que as lojas de aplicativos dos smartphones estão repletas de ferramentas simples, práticas e gratuitas para te ajudar a afinar o violão pelo celular.
Os aplicativos funcionam da mesma maneira que os afinadores online. A grande vantagem é que você não precisa de microfone, notebook e nenhum outro acessório extra.
Portanto, se você leu o artigo inteiro até aqui e já sabe o básico de como afinar o violão, basta baixar qualquer aplicativo existente na loja de aplicativos do seu smartphone (Android ou iOS) e deixar seu instrumento prontinho pra tocar qualquer música!
Boa noite Thiago. Meu nome é Cláudio Santos, sou professor de português. Já tive violão qd era jovem na adolescência. Agora estou retomando o aprendizado com material que foi posto vc. Orientação simples mas com conteúdo.
Mais um auxílio luxuoso e brilhante para nós, iniciantes. Obg.
estou querendo aprender e esta sendo muito legal essas informações.