Fala comigo! Nesse artigo vou apresentar a você os principais acordes de violão para iniciantes. Eles são super fáceis de executar, indicados para iniciantes e todos sem pestana, utilizando somente dois ou três dedos para executá-los.
Logo, vou te mostrar 8 Tríades e 3 Tétrades. Passo a passo de cada acorde de violão.
Além disso, ao final do artigo te darei uma dica super importante, que vai te ajudar com praticamente todos os acordes de violão. Já se imaginou lendo cifras e formando diversos acordes por conta própria?!
Pois leia o artigo até o final e você descobrirá como!
PS: Acordes NÃO são a mesma coisa que notas de violão para iniciantes! Muita gente confunde isso, apesar dos 2 conceitos estarem diretamente relacionados. Caso tenha dúvidas, elas também serão esclarecidas nesse artigo.
Então vamos lá!
Antes de continuar (informações IMPORTANTES!)
Se você já têm familiaridade com um diagrama básico, igual ao da imagem abaixo, ótimo! Mas se você ainda não sabe o que é isso, dê uma conferida nesse artigo antes de continuar lendo, pois eu explico o básico sobre essa representação gráfica dos acordes no braço do violão.
Além disso, no artigo sobre notas do violão e acordes de violão eu também ensino o básico sobre notas musicais, as cordas e as casas do violão e a forma correta de posicionar os dedos.
Tudo o que você precisa pra começar a tocar violão!
Entendendo Melhor os Diagramas dos Acordes de Violão
Considerando que você já conferiu o artigo citado acima e já entende os diagramas básicos, vamos partir para diagramas mais completos. Esses diagramas são mais fáceis de compreender e os mais didáticos possíveis para iniciantes.
Entendendo esse diagrama, você certamente vai conseguir executar todos os acordes do violão de forma muito simples, desde que você já tenha certa prática com os acordes básicos no violão.
Confira abaixo um diagrama representando o acorde Lá Maior (A), e a explicação dos elementos logo em seguida:
- A letra A, no topo do diagrama informa o acorde que está sendo representado no diagrama (Lá Maior)
- O elemento X, logo abaixo da letra A informa a(s) corda(s) do violão que NÃO deve(m) ser tocada(s)
- O círculo cheio, logo abaixo da letra A informa a nota fundamental do acorde (nota Lá – A, no caso)
- O círculo vazio, logo abaixo da letra A informa a(s) corda(s) do violão que DEVE(M) ser tocada(s)
- As linhas horizontais representam os trastes do violão, que separam as casas do braço do violão
- As linhas verticais representam as cordas do violão, sendo a mais aguda (mais fina) À DIREITA e a mais grave (mais grossa) À ESQUERDA
- Os círculos com números informam as cordas que devem ser pressionadas com os dedos 1, 2 e 3
- As letras abaixo das linhas verticais informam as notas musicais (notas do violão) que estão sendo reproduzidas no momento de execução do acorde
Acordes de Violão para Iniciantes: Os Mais Fáceis para Você Começar
Então se você leu o artigo inteiro até aqui e já sabe como funcionam os diagramas gráficos e a forma correta de interpretá-los, podemos partir para a lista dos 11 acordes de violão mais fáceis para iniciantes.
Um empurrãozinho…
Sugiro que você faça o download do meu Dicionário de Acordes (e-book interativo em PDF).
Ele apresenta informações mais didáticas sobre os diagramas e reúne outros acordes além dos que eu vou te ensinar aqui.
Mas vou dizer novamente para não restar dúvidas: os acordes para violão que vou apresentar abaixo são recomendados para iniciantes, pois são super simples e exigem menos esforço e habilidade para serem executados.
E mais uma coisa, super importante: acordes de violão para iniciantes e notas de violão para iniciantes são conceitos diferentes!
Portanto, é a melhor alternativa para quem está começando a aprender a tocar violão. Certo?!
Então vamos lá!
1) Acorde C: Dó Maior
Para executar a primeira Tríade (acorde Dó Maior), você vai utilizar os dedos indicador (1), médio (2) e anelar (3).
Portanto, o dedo 1 deve ser posicionado na 1ª casa, pressionando a 2ª corda do violão. O dedo 2 deve ser posicionado na 2ª casa, pressionando a 4ª corda do violão. O dedo 3 deve ser posicionado na 3ª casa, pressionando a 5ª corda do violão.
Lembre-se que a 6ª corda não deve ser tocada, como indicado pelo X no topo do diagrama.
2) Acorde D: Ré Maior
No acorde de violão Ré Maior, você também vai utilizar os dedos indicador (1), médio (2) e anelar (3).
Logo, o dedo 1 deve ser posicionado na 2ª casa, pressionando a 3ª corda. O dedo 2 também deve ser posicionado na 2ª casa, porém pressionando a 1ª corda. O dedo 3 deve ser posicionado na 3ª casa, pressionando a 2ª corda do violão.
Esse é um acorde em que a 5ª e 6ª cordas não devem ser tocadas. Já a 4ª corda deve ser tocada solta, uma vez que representa a nota fundamental Ré.
3) Acorde Dm: Ré Menor
Apesar de alterar somente uma nota de violão com relação ao acorde anterior (Ré Maior), você terá que reorganizar a posição dos dedos para executar o acorde Ré Menor.
Dessa forma, o dedo 2 vai para a posição em que o dedo 1 se encontrava no acorde Ré Maior, sendo que o dedo 3 permanece na mesma posição (3ª casa, 2ª corda) e o dedo 1 pula para a 1ª casa, pressionando a 1ª corda.
4) Acorde G: Sol Maior
Esse também é um acorde em que devem ser utilizados os mesmos 3 dedos, porém tocando todas as cordas do violão.
Portanto, para executar o acorde Sol Maior posicione o dedo 1 na 2ª casa, pressionando a 5ª corda. O dedo 2 deve ser posicionado na 3ª casa, pressionando a 6ª corda. Já o dedo 3 deve ser posicionado também na 3ª casa, pressionando a 1ª corda.
5) Acorde A: Lá Maior
O acorde Lá Maior é um dos mais fáceis de serem tocados por iniciantes, pois os três dedos são posicionados na mesma casa.
Portanto, o dedo 1 deve pressionar a 4ª corda, o dedo 2 deve pressionar a 3ª corda e o dedo 3 deve pressionar a 2ª corda. Todos na 2ª casa do braço do violão.
Nesse acorde, somente a 6ª corda não deve ser tocada. Nunca se esqueça de observar esse detalhe.
6) Acorde Am: Lá Menor
Mais uma vez, você só precisa reorganizar os dedos e alterar somente uma nota para executar o acorde Lá Menor, em comparação com o acorde Lá Maior.
Coloque seus dedos 2 e 3 na 2ª casa, pressionando a 4ª e 3ª corda, respectivamente. O dedo 1 pula para a 1ª casa, pressionando a 2ª corda.
Muito fácil, né?! Você vai ver que o próximo é igualmente fácil.
7) Acorde E: Mi Maior
No acorde Mi Maior, basta pular todos os dedos organizados para o acorde Lá Maior, uma corda acima. Ou seja, é a mesma organização, porém nas cordas de cima.
Logo, posicione os dedos 2 e 3 na 5ª e 4ª cordas, respectivamente, e o dedo 1 na 3ª corda. Aqui a execução é mais fácil ainda, pois todas as cordas do violão podem ser tocadas, diferente do acorde Lá Menor que omite o som da 6ª corda.
8) Acorde Em: Mi Menor
Na minha opinião, esse é o acorde de violão mais fácil, pois você só vai precisar de dois dedos enquanto toca todas as cordas com a sua outra mão.
Além disso, você pode utilizar tanto os dedos 1 e 2, como representado no diagrama, quanto os dedos 2 e 3. Basta pressionar a 5ª corda com o dedo 2 e a 4ª corda com o dedo 3. Ou seja, substituir no diagrama o número 1 pelo 2 e o número 2 pelo 3.
Você escolhe a forma que ficar mais fácil.
9) Acorde D7: Ré Maior com Sétima
Pronto! Você já conheceu as tríades mais fáceis. Agora vamos conhecer a primeira tétrade mais fácil para iniciantes.
O acorde Ré Maior com Sétima é similar aos acordes do violão que você já aprendeu aí em cima. Então não vou ficar repetindo a descrição aqui, só vale lembrar que a 5ª e 6ª cordas não devem ser tocadas.
Dica importante: Se observar cada nota de violão representada na parte de baixo do diagrama, você vai perceber que uma tétrade apresenta 4 notas, enquanto as tríades apresentam somente 3 notas do violão.
10) Acorde A7: Lá Maior com Sétima
O acorde A7 é a segunda tétrade mais fácil de tocar. Basta utilizar os dedos 1 e 2 na mesma casa e nas 4ª e 2ª cordas, respectivamente. Nesse caso, somente a 6ª corda não deve ser tocada.
Você também pode utilizar o dedo 2 no lugar do dedo 1 e o dedo 3 no lugar do dedo 2. Faça do jeito que ficar mais fácil pra você.
11) Acorde E7: Mi Maior com Sétima
Assim como a tríade Mi Menor, esse é o acorde com sétima mais fácil de ser executado, na minha humilde opinião.
Então, também tocando todas as cordas assim como no acorde Em, utilize somente os dedos 1 e 2 nas 1ª e 2ª casas, respectivamente. Muito simples, né?
Acordes de Violão e Cifras Avançadas
Agora que você já aprendeu os mais fáceis acordes de violão para iniciantes, você terá a oportunidade de entendê-los melhor e conhecer muitos outros, até os mais complexos, com a ajuda de um material profissional.
Você vai se surpreender, pois eu conheço um Curso de Violão que vai desvendar os códigos dos acordes e te ensinar a formar diversos deles por conta própria.
Ele também apresenta o passo a passo para que você toque violão na prática, mesmo que você não saiba nada e esteja começando do zero.
Além disso, ele reúne vários conceitos básicos indispensáveis para quem está começando a tocar violão, como notas musicais no violão, notas de violão para iniciantes, postura, teoria musical básica, leitura de cifras e muito mais.
Clique no botão abaixo e saiba mais sobre o Mais Recomendado Curso de Violão Online.
Gostaria
bom dia professor que bom é um dom tocar igual cantar estou nessa luta e quero que me ilumine e aprender a tocar na igreja e os louvores a nosso deus pois é muito bom essa benção e quero muito ou seja é muito importante para mim. Luciana Gomes de Jesus .mais com dedicação conseguimos um bom professor que nos incetive .
Adorei o resumo de iniciantes, com certeza darei um grande passo no violão. obrigadaa
Excelentes dicas. Bela seleção de acordes
Boa tarde Thiago.. gostei da sua matéria .. estou evoluindo passo a passo .. vai dar certo .. obrigado irmão …
Muito bom saber disso Ezequiel, que bom que o conteúdo foi útil para você! Mas é isso aí, com a orientação certa e perseverança todo mundo chega lá! Qualquer dúvida estou à disposição. Abração!
Incrível como esses acordes são para iniciante, mas dá pra tocar muita música legal com eles. Belo artigo