Se deseja uma resposta rápida. Sim, é possível aprender a tocar violão sozinho.
Porém, não é tão sozinho assim e nem tão simples quanto você imagina…
Mas não deixe de ler o artigo até o final, pois vou apresentar as 4 dicas CRUCIAIS para que você possa começar a aprender violão da melhor forma possível, sem equívocos que poderiam te prejudicar no futuro.
Foi exatamente dessa maneira como aprendi a tocar violão, aos 11 anos de idade.
Então vem comigo!
1) Disciplina: o princípio básico para aprender a tocar violão
Como qualquer outra coisa que se pretende aprender por incentivo próprio, sem disciplina você não chega a lugar algum. Por isso, sabemos que as maiores virtudes dos autodidatas são sua disciplina e perseverança.
Por exemplo, imagine uma pessoa que faz três aulas semanais de violão no conservatório, sendo que o professor dela sempre passa um exercício novo para resolução em casa.
Mesmo sem muita disciplina, ela obrigatoriamente teria que estudar, pois o professor está ali, sempre cobrando.
Agora imagine uma pessoa que deseja aprender, seja qualquer instrumento musical além do violão, mas não tem disciplina.
Um dia ela estuda por 30 minutos e algum tempo depois, dias, semanas ou meses, ela volta a estudar alguma coisa por mais 30 minutos, porque se julgava sem tempo até aquele momento.
Quem será que evoluiria mais rápido e com maior qualidade? Aquele que vai ao conservatório três vezes por semana ou aquele que estuda um pouco “quando conveniente”?
Não preciso nem responder, né… Portanto, uma coisa fica clara. Disciplina é essencial para aprender a tocar violão sozinho.
Porém, existem outros obstáculos, mas que facilmente são contornados, claro, COM DISCIPLINA! Hehe
Siga no post, pois falarei sobre eles.
2) Referência teórica
Quando digo aprender sozinho, na verdade, quero dizer que você vai buscar informações por conta própria, sem a necessidade de entrar em uma escola de música ou contratar um professor de violão particular.
Ou seja, é você quem busca a fonte didática (ou não) de informação.
Quando digo didática, por exemplo, posso relacionar isso à um livro de teoria musical. Pois, o próprio livro já apresenta as informações de uma forma didática, através dos métodos ali empregados.
Mas em tempos modernos, onde existe muita informação pra todo lado, muitas delas são desconexas e sem qualquer didática.
Por isso deve-se ter muito cuidado, sempre buscando fontes confiáveis e robustas de informação.
Por exemplo, você pode seguir artistas renomados, grupos de discussão musical, fóruns, canais de professores e escolas de música.
3) Direcionamento e organização
Outra coisa que atrapalha bastante a evolução do aprendizado, são as informações sem sequência.
Afinal, você não vai começar aprendendo improvisação em Jazz logo de início, não é?! Acredito (e espero) que não!
Para você chegar lá, é preciso passar por vááárias etapas de conteúdo musical que, na maioria das vezes, seguem uma linha retilínea de aprendizado.
Funciona da mesma forma se você querer aprender a fazer o pão, sem saber pra que serve a farinha. Não faz sentido.
Portanto, é muito importante a absorção de conteúdos segmentados e direcionados para o seu nível atual de conhecimento.
Se você deseja começar a aprender violão, mas tem receio, preguiça ou acha que não consegue se motivar, um material didático profissional ou um curso online de qualidade funcionaria muito bem.
4) Metas e desafios: aprendendo a tocar violão “sozinho”
Imagine uma pessoa estudando sozinha para se tornar um(a) médico(a). Meio improvável, não acha?! Mesmo se fosse permitido, o esforço que essa pessoa deveria exercer seria descomunal e, muito provavelmente, insuficiente.
Se você está aprendendo ou está prestes a começar a aprender , muito provavelmente vai chegar em algum momento onde não vai conseguir mais sair do lugar, do mesmo modo.
Isso por diversos motivos, seja por falta de motivação, falta de informação ao seu alcance, falta de tempo, ou qualquer outra coisa.
Acontece da mesma forma que um estudante de medicina não conseguiria “se formar” sozinho sem fazer um estágio no hospital ou observar e estudar os processos de uma cirurgia antes de executá-la pela primeira vez.
É claro que você não precisa passar por uma prova para pode começar a tocar sua música favorita.
Porém, se você não encontra uma fonte de informação que ensine algo que você ainda não saiba, certamente ficará estagnado(a).
A questão é que, se você não perceber que está estagnado(a), você continuará estagnado(a)! Portanto, é sempre bom buscar parceiros que tenham mais a te ensinar, sejam eles professores ou não.
E se você está se perguntando como aprendi a tocar violão, foi exatamente dessa maneira. Seguindo esses mesmos 4 passos.
Portanto, se quiser ser um bom músico violonista, tenha isso como meta. Procure sempre evoluir e aprender técnicas e teorias novas. Afinal, isso significa perseverança para alcançar seus objetivos!
Para quem está começando, o desafio é ainda maior. Mesmo com muita informação na internet, aprender a tocar violão sozinho pelo conteúdo online não é fácil, pois a maioria deles não apresenta boa qualidade e continuidade.
Conclusão [+5ª dica Bônus]
Para concluir, tenho uma sugestão para você.
Ela pode até representar um investimento financeiro um pouquinho alto (à curto prazo). Porém, pode significar um investimento inestimável para o seu aprendizado…
Na minha opinião, acredito que a combinação de um material didático de qualidade com um curso de violão online são as melhores alternativas para iniciantes hoje em dia.
Afinal, foi de maneira semelhante que eu realmente alavanquei o meu aprendizado no violão e na música em geral, de uma maneira absurdamente rápida.
Eu frequentava aulas particulares de violão uma vez por semana, mas nunca deixei de procurar outros conteúdos indicados pelo meu professor e pelos meus colegas músicos. Sempre que podia, estudava e praticava algo novo todos os dias!
Portanto, um conteúdo de qualidade apresentado de maneira profissional é essencial para qualquer um que deseja aprender violão.
Caso contrário, além de não aprender nada, dinheiro é sempre valioso e não seria legal gastá-lo com apostilas e cursos que só ficam “enchendo linguiça”… Concorda?!
Além disso, por mais que seja um material digital ou um professor online, você terá total liberdade com seus horários e ritmos de aprendizado. Mas com a qualidade didática que você merece!
Por isso, vale a pena dar uma conferida na sugestão abaixo, que reúne tanto um material didático valioso quanto um qualificadíssimo professor:
>>> Clique aqui e conheça o Melhor e Mais Recomendado Curso de Violão Online: alavancando o seu aprendizado da melhor maneira possível, com a ajuda de um legítimo professor de violão!
Agora, se quiser saber a minha opinião sincera sobre o curso, clica no link abaixo pra dar uma conferida no artigo que eu preparei depois de muita gente me pedir:
parabéns
Tenho 75 anos de idade. Somente após descobrir este site, estou reiniciando meus estudos com o violão. Sempre tive vontade de tocar violão.
É simplesmente “ESPETACULAR” o método e a didática empregados para o aprendizado do violão. É uma “OBRA” completa. Pena. que somente agora , quando já tinha quase desistido de aprender o violão, (tenho Parkinson) e pelo adiantado da idade, descubro esta “JÓIA” de literatura. Parabéns ao autor pelo empreendimento!
Que ótimo Marcus! 😁 Fico muito feliz em saber que consegui ajudar de alguma forma. Forte abraço!
Seu material é riquíssimo. Até já me empolguei . Todo dia consulto sua apostila. Só tenho a lhe agradecer.
Que coisa boa, Irene! Obrigado pelo feedback! Abração